Logon
portais Abrapp UniAbrapp Sindapp ICSS

REVISTA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA


LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS REQUER PREPARO IMEDIATO

Revista Nº 422 - Mai-Jun
​​04 Vid​​a A​ssoc​iativa
Fique por dentro das Ações e Posicionamentos da sua Associação​.

07 Momento de evolução e desafios
Entrevista com Luiz Fernando Brum

13 Nova era na gestão de informações
Compreendida como um instrumento importante de aprimoramento de práticas e alinhamento internacional, LGPD começa a ter impactos avaliados pelas fundações.

21 Melhor resultado agregado em cinco anos
Reprecificação dos ativos foi bem capturada pelas carteiras em 2018, reafirmando o caráter conjuntural dos déficits registrados pelo sistema.

27 Painéis previdenciários ganham novos adeptos
Já consolidada em alguns países, ferramenta estimula o engajamento do participante junto aos planos de benefícios, elevando os níveis de poupança.

33 Maior respeito ao contrato previdenciário
Tribunais superiores consolidam jurisprudência a favor do equilíbrio dos planos de benefícios, sedimentando conceitos importantes da Previdência Complementar.

39 Solvência do sistema é destaque internacional
Nível de fundeamento das EFPs brasileiras não deixa nada a desejar em relação aos padrões internacionais, superando mercados como o americano e o canadense.

47 Estímulo à poupança de longo prazo
A proteção à poupança previdenciária passa pela criação de uma agência de supervisão forte, que confira protagonismo ao segmento.

53 China pretende flexbilizar a política de dois filhos - mas isso não resolverá os problemas demográficos
Artigo de Stuart Gietel-Basten

57 Salvaguarda reputacional do sistema
Novo Código de Autorregulação em Governança pretende certificar os processos das pessoas jurídicas, a exemplo de outros setores da ecomonia bem desenvolvida.

63 Hora de apostar na transformação digital
Público diferenciado trazido por planos setoriais, instituídos e familiares faz fundações repensarem estratégias de comunicação e mirarem startups.

69 Desempenho superior às expectativas
Boa governança e gestão eficiente dos recursos fazem das entidades do funcionalismo público uma importante vertente de fomento.

79 O sistema misto vigente no Uruguai
Criado em 1995, sistema composto por regime de repartição e planos capitalizados tem sustentabilidade garantida apenas no curto prazo.

87 Investimento agropecuário, nova fronteira?
Entre as oportunidades para as EFPCs estão projetos para suprira grande deficiência de infraestrutura de armazenagem no agronegócio. No seguro agrícola, também há um gap importante.

93 A evolução da inscrição automática mundo afora
Inaugurada em 2012, a bem-sucedida experiência britânica registrou a marca de 10 milhões de novos participantes em planos de pensão capitalizados.

101 Consolidado Estatístico

Voltar
endereço Av. das Nações Unidas, 12551 - 20º - São Paulo - SP - CEP:04578-903
telefone Tel.:(11)3043-8783/8784/8785