Logon
portais Abrapp UniAbrapp Sindapp ICSS
SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE ÓBITOS (SISOBI)

​O SISOBI é o sistema responsável por recolher informações de óbitos dos cartórios de registro civil de pessoas naturais do Brasil...

NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO | ESTUDO FIPE

​Confira a proposta com o apoio da Abrapp...

Atenção
01.07.2019 - GT AD-HOC - CNPJ POR PLANO
Novos Grupos de Trabalho

Foi constituído o Grupo de Trabalho Operacionalização do CNPJ por Plano. A recente resolução, que traz maior segurança jurídica aos planos por conta da segregação patrimonial e, desta forma, contribui para o fomento da previdência complementar fechada, ainda passará por maior detalhamento por meio de instruções normativas e, nesse sentido, a Abrapp criou o GT específico para se antecipar e propor redação com o devido embasamento técnico. Para tal, o grupo se dividiu em quatro áreas de estudo: aspectos jurídicos, contábeis, investimentos e assistencial, iniciando os debates sobre o impacto da nova resolução nessas vertentes e avançando para a construção de proposição que atenda o objetivo.
Além desse GT, a Abrapp instituiu mais quatro multidisciplinares, formados por profissionais indicados pelas Comissões Técnicas e Comitês: Compartilhamento de Riscos, Desburocratização e Simplificação, Nova Previdência, e Novos Produtos. Esses GTs irão favorecer o cumprimento das ações do Planejamento Estratégico e, mais do que isso, contribuir com temas de grande importância para a previdência complementar fechada. A experiência tem mostrado que, somados à permanente atuação das CTs e Comitês, os grupos técnicos multidisciplinares dão maior base para assuntos de grande relevância no contexto atual, ao reunir profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para a construção de um trabalho em conjunto.

09.05.2019 - COLÉGIO DE COORDENADORES - ESTRATÉGIAS E CRIAÇÃO DE VALOR
Reunião com Secretários Executivos e Coordenadores

​Todo início de ano é fase de alinhamento e planejamento para alcance dos resultados esperados. Nesse propósito, tivemos em fevereiro uma reunião dos Diretores da Abrapp com os Secretários Executivos dos Colégios de Coordenadores das Comissões Técnicas e com os Coordenadores dos Comitês. 

O Diretor-Presidente, Luís Ricardo Martins, informou as grandes conquistas já realizadas em 2018, com destaque para a aprovação da Abrapp como instituidora setorial, os planos família e a regulamentação do CNPJ por Plano, lembrando que muitos avanços da Abrapp, todos voltados em prol da previdência complementar fechada no país, contaram com o inestimável apoio e contribuição das Comissões Técnicas e Comitês, que reforçam o posicionamento institucional. Na ocasião, ainda, o Superintendente Geral, Devanir Silva, informou os principais projetos que estão na pauta da Abrapp para execução ainda neste ano de 2019, a saber: operacionalização do CNPJ por Plano; promoção do Fundo Setorial e Plano Família; conclusão do kit PrevSonho que está sendo trabalhado por GT específico; lançamento do Código de Autorregulação em Governança Corporativa das EFPC; esforços em prol da inscrição automática; retomada de Projetos Tributários; e debates e avanços em prol da nova previdência na concepção do Governo. 

Na sequência, o Diretor de Planejamento, Luiz Carlos Cotta, solicitou aos Secretários e Coordenadores que expusessem as ações e projetos que estão nos respectivos programas de trabalho para este ano de 2019. Foi uma rica troca de informações e nivelamento entre as áreas de gestão, possibilitando a identificação de assuntos em comum, convergência de esforços para trabalhos específicos e a integração dessas propostas com o planejamento estratégico da Associação. 

Ao final da reunião, foi proposta a criação de cinco Grupos de Trabalho Ad Hoc, multidisciplinares, que serão compostos por profissionais indicados pelas comissões. São eles: Operacionalização do CNPJ por Plano, Desburocratização e Simplificação, Compartilhamento de Riscos, Novos Produtos e Nova Previdência. A expectativa é que esses grupos tragam importantes insights e, principalmente, entregas com embasamento técnico para que a Abrapp pleiteie as causas do sistema perante órgãos representativos. 

Outro grande ganho dessa reunião de alinhamento está no fato de que, ao sair dali, Comissões e Comitês têm um norte de trabalho. No caso das comissões, inclusive, os Secretários Executivos irão reportar e multiplicar esse diálogo junto aos Coordenadores das 42 comissões Técnicas instaladas pelo país, os quais, por sua vez, levarão às bases regionais as propostas que se somarão às demandas existentes na própria comissão, dando ainda mais propósito e significado a esse importante trabalho que é feito por seus membros.

08.01.2018 -
Novo Ciclo das Comissões Técnicas
De maneira ampla, o nosso sistema de previdência complementar fechada vive um momento de inflexão, em que as mudanças são a única forma de estarmos prontos ao que está por vir. Na Abrapp não é diferente, e a necessidade de se reinventar é imperiosa para que ela continue cumprindo o seu papel de representante legítima deste segmento, retomando seu crescimento e buscando seu fortalecimento e progresso.
 
E por assim ser, as Comissões Técnicas, que representam o celeiro de ideias em nosso sistema, tiveram seu formato adequado a uma nova estrutura de funcionamento, atendendo às diretrizes do Planejamento Estratégico da Associação, com o objetivo de tornar os trabalhos e as entregas das Comissões mais aderentes ao próprio planejamento e focando a regionalização, trazendo, com isso, uma série de vantagens, como objetividade nas reuniões, maior integração e efetividade, preservando seu caráter técnico-consultivo e um ambiente de disseminação do conhecimento, compartilhamento de experiências e identificação de necessidades, e networking.
 
Essa necessidade de mudança foi detectada e amadurecida há algum tempo, com muita análise e reflexão, e em 2017 veio à tona juntamente com o início de uma nova gestão da Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, que em sua reunião de Planejamento Estratégico, avaliando o impacto dessas mudanças, assumiram a responsabilidade de levar adiante a proposta de revitalizar as Comissões Técnicas.
 
Como parte do processo de transição, as Comissões Técnicas deram andamento aos seus projetos em 2017 e foram informadas das mudanças, em primeira mão, por meio de uma reunião presencial e virtual, via webinar, transmitida inicialmente aos membros das Nacionais e replicada, posteriormente, a todos os membros de CTs, cuja apresentação segue disponível em http://www.abrapp.org.br/Paginas/ncomissoes.aspx. A ideia é que tudo o que foi construído até aqui seja preservado e transferido para a nova composição das Comissões, e que os trabalhos em andamento tenham continuidade.
 
Como fruto dessa reestruturação, todas as Comissões Técnicas estão sendo recriadas, e dispõe hoje de um novo Regulamento (clique aqui para conhecê-lo), aprovado na Reunião da Diretoria da Abrapp realizada em 07/12/17, que, entre outras disposições, prevê atuação regional das Comissões que se reunirão, no mínimo, trimestralmente, para execução de um plano de trabalho alinhado e aprovado pela Diretoria da Abrapp. O Regulamento também prevê um mandato de três anos para as Comissões Técnicas, garantindo a renovação do quadro, de modo que a cada mandato um novo processo de indicações será aberto junto ao quadro associativo.
 
Assim, para o mandato 2018/2020, as associadas de cada regional foram consultadas quanto ao interesse de indicar, até o dia 31 de janeiro de 2018, profissionais com formação correlata e experiência mínima de três anos nas áreas específicas, para compor as seguintes Comissões Técnicas:
* Assuntos Jurídicos (profissionais da área jurídica);
* Contabilidade (profissionais da área contábil);
* Estratégias e Criação de Valor (profissionais da área de comunicação e marketing, educação e relacionamento com o participante);
* Governança e Riscos (profissionais da área de governança, riscos, compliance e controles internos);
* Investimentos (profissionais da área de investimentos e investimentos imobiliários);
* Planos Previdenciários (profissionais da área atuarial e de benefícios); e
* Tecnologia da Informação (profissionais da área de TI).

Essas indicações serão apreciadas pela Diretoria e, caso excedam o número de vagas permitidas, haverá formação de Banco de Indicados que será consultado no decorrer do mandato para eventual oportunidade de integração.
 
Para formalizar a indicação, a associada deverá preencher o modelo de carta e a ficha de inscrição que estão disponíveis no link http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/secretaria/AnexoCircular.zip, observando as seguintes considerações:
* A Associada poderá indicar apenas um profissional para cada Comissão Técnica;
* O profissional não poderá integrar mais de uma Comissão Técnica concomitantemente;
* É permitida a recondução de profissionais que já compõem as Comissões Técnicas atualmente.​

Reconhecemos que as Comissões Técnicas têm um grande papel de contribuição para o sistema de previdência complementar fechada e, principalmente, na história da Abrapp. Essa mudança, portanto, vem para agregar, aumentar a participação das regionais, valorizar os profissionais que nelas atuam, favorecer as entidades representadas e nos posicionarmos, não apenas gratos pelas conquistas do passado, mas confiantes ao olharmos para o futuro.​

07.12.2017 -
Eventos Realizados
As Comissões Técnicas são uma verdadeira oficina de ideias, onde profissionais que atuam nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar associadas a Abrapp têm a oportunidade de trocar informações e experiências e propor soluções através de estudos, pareceres, apresentações, publicações e outras iniciativas, dentre as quais destacamos os eventos.

Voltados para profissionais das áreas específicas e abertos também para a participação de dirigentes, conselheiros e outros públicos de interesse, os eventos configuram um momento único de networking, disseminação de conhecimento e tendências, com uma programação de fato enriquecedora, que agrega valor aos profissionais e entidades ali representadas.

Muitos dos eventos institucionais da Abrapp são formatados a partir de discussões, debates e reflexões que evoluíram no âmbito das Comissões Técnicas e, por esse motivo, esses eventos representam uma consagração do trabalho desses profissionais.

Em 2017, mesmo com o cenário desafiador do mercado, a Abrapp realizou os seguintes encontros, com o apoio das Comissões Técnicas:
* 10 e 11/05: 2º Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada
* 08 e 09/06: 13º Encontro Nacional dos Profissionais de Recursos Human​os da Previdência Complementar Fechada
* 07 e 08/08: 12º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
* 14 e 15/08: 2º Workshop da CTR Sudeste de Relacionamento com o Participante​
* 16 e 17/08: 4º Encontro de Tecnologia da Informação da Previdência Complementar Fechada​
* 24 e 25/08:  VII ENCONT - Encontro Nacional dos Contabilistas das EFPC​
* 31/08 e 01/09: 6º Seminário "O Desafio da Gestão de Investimentos na Previdência Complementar Fechada"
* 05/09: Conferência de Diretores e Conselheiros – Dever Fiduciário e Sustentabilidade da Previdência Complementar Fechada​​
* 13 e 14/11: 3º Seminário "Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento da Confiança"​
* 06/12: 4º Workshop de Comunicação e Marketing da Regional Sudoeste​​


07.12.2017 -
PGA por Entidade é aprovado por unanimidade pelo CNPC
06/12/2017 é a data em que o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou a proposta da resolução que regulamenta os Planos de Gestão Administrativa (PGA) por Entidade - apresentada e defendida pela Abrapp nas últimas reuniões do órgão. A proposta foi aprovada por unanimidade e teve ainda um aperfeiçoamento que permite a utilização do PGA inclusive nos 5 primeiros anos de funcionamento da entidade.

"É um tema fundamental para o fomento do sistema, que dará maior musculatura para que as entidades possam investir na expansão de seus planos de benefícios", disse Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, segundo texto publicado no informativo Acontece. Essa medida pode impulsionar a implementação de planos e adesão de participantes.

Cabe aqui o reconhecimento ao grande trabalho de base concebido pela Comissão Técnica Nacional de Contabilidade Abrapp/Ancep e suas regionais, que mesmo constituídas por diferentes entidades em portes e estruturas, construíram consenso sobre o assunto e produziram estudo técnico que subsidiou o posicionamento da Abrapp junto ao CNPC.​

REDE DE CREDENCIADOS
BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM S.A
MERCER
OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS LTDA
PPS PORTFOLIO PERFORMANCE LTDA.
S&P Global Informações do Brasil Ltda.
Aberdeen Standard Investments
Balera, Berbel & Mitne Advogados
BNY MELLON
CAPITAL MARKETS
CM CORP SOLUÇÕES EM  INFORMÁTICA LTDA
Conduent Consultoria e Serviços de Recursos Humanos LTDA
FATOR
Gruppo Agentes Autonomos de Investimentos
HANCOCK ASSET MANAGEMENT BRASIL
JUNQUEIRA DE CARVALHO E MURGEL ADVOGADOS
LUZ SOLUÇÕES FINANCEIRAS
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados
MSCI
PFM Consultoria e Sistemas
PINHEIRO NETO ADVOGADOS
PORTO SEGURO INVESTIMENTOS
PREVUE CONSULTORIA
SCHRODER INVESTMENT MANAGEMENT BRASIL LTDA
VINCI PARTNERS
WILLIS TOWERS WATSON
Produtos e Serviços
Acervo Bibliográfico e Jurídico
O patrimônio histórico e cultural da Previdência Complementar em formato físico e digital - com mais de 6 mil títulos, o arcabouço normativo que regulamenta o setor e...
Canais de Relacionamento
Onde os “momentos da verdade” se estabelecem a cada atendimento. Tire suas dúvidas, faça sugestões ou reclamações, solicite produtos e serviços no Abrapp Atende! Conh...
Capacitação e Qualificação
Tendências e novidades, palestrantes experientes e atuantes, com a credibilidade e excelência de quem investe há 40 anos na oferta de soluções de desenvolvimento e qu...
Central de Notícias
Notícias exclusivas e em primeira mão! Conteúdo próprio que vai muito além da transmissão de informações – incluindo obras específicas do setor, com a agilidade e fre...
Indicadores
O comportamento do mercado sobre diversos aspectos e assuntos. A possibilidade de analisar a situação atual da gestão e operação de sua fundação comparativamente ao s...
Instrumentos de Gestão
Campanhas e sistemas de gestão gratuitos, as melhores práticas e compartilhamento colaborativo de experiências sobre os mais variados aspectos da gestão das Entidades...
CONHEÇA NOSSAS ASSOCIADAS
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z
Associa-se
Banco de Talentos​​​
endereço Av. das Nações Unidas, 12551 - 20º - São Paulo - SP - CEP:04578-903
telefone Tel.:(11)3043-8783/8784/8785