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CÓDIGO DE AUTORREGULAÇÃO

O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, o primeiro de uma série que virá, tem o propósito de colaborar com o aperfeiçoamento das...​​

WEBINAR SELO DE AUTORREGULAÇÃO - COMO OBTER?

Confira o webinar de como obter o Selo de Autorregulação e assista na íntegra!​

Atenção
08.01.2018 -
Novo Ciclo das Comissões Técnicas
De maneira ampla, o nosso sistema de previdência complementar fechada vive um momento de inflexão, em que as mudanças são a única forma de estarmos prontos ao que está por vir. Na Abrapp não é diferente, e a necessidade de se reinventar é imperiosa para que ela continue cumprindo o seu papel de representante legítima deste segmento, retomando seu crescimento e buscando seu fortalecimento e progresso.
 
E por assim ser, as Comissões Técnicas, que representam o celeiro de ideias em nosso sistema, tiveram seu formato adequado a uma nova estrutura de funcionamento, atendendo às diretrizes do Planejamento Estratégico da Associação, com o objetivo de tornar os trabalhos e as entregas das Comissões mais aderentes ao próprio planejamento e focando a regionalização, trazendo, com isso, uma série de vantagens, como objetividade nas reuniões, maior integração e efetividade, preservando seu caráter técnico-consultivo e um ambiente de disseminação do conhecimento, compartilhamento de experiências e identificação de necessidades, e networking.
 
Essa necessidade de mudança foi detectada e amadurecida há algum tempo, com muita análise e reflexão, e em 2017 veio à tona juntamente com o início de uma nova gestão da Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, que em sua reunião de Planejamento Estratégico, avaliando o impacto dessas mudanças, assumiram a responsabilidade de levar adiante a proposta de revitalizar as Comissões Técnicas.
 
Como parte do processo de transição, as Comissões Técnicas deram andamento aos seus projetos em 2017 e foram informadas das mudanças, em primeira mão, por meio de uma reunião presencial e virtual, via webinar, transmitida inicialmente aos membros das Nacionais e replicada, posteriormente, a todos os membros de CTs, cuja apresentação segue disponível em http://www.abrapp.org.br/Paginas/ncomissoes.aspx. A ideia é que tudo o que foi construído até aqui seja preservado e transferido para a nova composição das Comissões, e que os trabalhos em andamento tenham continuidade.
 
Como fruto dessa reestruturação, todas as Comissões Técnicas estão sendo recriadas, e dispõe hoje de um novo Regulamento (clique aqui para conhecê-lo), aprovado na Reunião da Diretoria da Abrapp realizada em 07/12/17, que, entre outras disposições, prevê atuação regional das Comissões que se reunirão, no mínimo, trimestralmente, para execução de um plano de trabalho alinhado e aprovado pela Diretoria da Abrapp. O Regulamento também prevê um mandato de três anos para as Comissões Técnicas, garantindo a renovação do quadro, de modo que a cada mandato um novo processo de indicações será aberto junto ao quadro associativo.
 
Assim, para o mandato 2018/2020, as associadas de cada regional foram consultadas quanto ao interesse de indicar, até o dia 31 de janeiro de 2018, profissionais com formação correlata e experiência mínima de três anos nas áreas específicas, para compor as seguintes Comissões Técnicas:
* Assuntos Jurídicos (profissionais da área jurídica);
* Contabilidade (profissionais da área contábil);
* Estratégias e Criação de Valor (profissionais da área de comunicação e marketing, educação e relacionamento com o participante);
* Governança e Riscos (profissionais da área de governança, riscos, compliance e controles internos);
* Investimentos (profissionais da área de investimentos e investimentos imobiliários);
* Planos Previdenciários (profissionais da área atuarial e de benefícios); e
* Tecnologia da Informação (profissionais da área de TI).

Essas indicações serão apreciadas pela Diretoria e, caso excedam o número de vagas permitidas, haverá formação de Banco de Indicados que será consultado no decorrer do mandato para eventual oportunidade de integração.
 
Para formalizar a indicação, a associada deverá preencher o modelo de carta e a ficha de inscrição que estão disponíveis no link http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/secretaria/AnexoCircular.zip, observando as seguintes considerações:
* A Associada poderá indicar apenas um profissional para cada Comissão Técnica;
* O profissional não poderá integrar mais de uma Comissão Técnica concomitantemente;
* É permitida a recondução de profissionais que já compõem as Comissões Técnicas atualmente.​

Reconhecemos que as Comissões Técnicas têm um grande papel de contribuição para o sistema de previdência complementar fechada e, principalmente, na história da Abrapp. Essa mudança, portanto, vem para agregar, aumentar a participação das regionais, valorizar os profissionais que nelas atuam, favorecer as entidades representadas e nos posicionarmos, não apenas gratos pelas conquistas do passado, mas confiantes ao olharmos para o futuro.​

07.12.2017 -
Eventos Realizados
As Comissões Técnicas são uma verdadeira oficina de ideias, onde profissionais que atuam nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar associadas a Abrapp têm a oportunidade de trocar informações e experiências e propor soluções através de estudos, pareceres, apresentações, publicações e outras iniciativas, dentre as quais destacamos os eventos.

Voltados para profissionais das áreas específicas e abertos também para a participação de dirigentes, conselheiros e outros públicos de interesse, os eventos configuram um momento único de networking, disseminação de conhecimento e tendências, com uma programação de fato enriquecedora, que agrega valor aos profissionais e entidades ali representadas.

Muitos dos eventos institucionais da Abrapp são formatados a partir de discussões, debates e reflexões que evoluíram no âmbito das Comissões Técnicas e, por esse motivo, esses eventos representam uma consagração do trabalho desses profissionais.

Em 2017, mesmo com o cenário desafiador do mercado, a Abrapp realizou os seguintes encontros, com o apoio das Comissões Técnicas:
* 10 e 11/05: 2º Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada
* 08 e 09/06: 13º Encontro Nacional dos Profissionais de Recursos Human​os da Previdência Complementar Fechada
* 07 e 08/08: 12º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
* 14 e 15/08: 2º Workshop da CTR Sudeste de Relacionamento com o Participante​
* 16 e 17/08: 4º Encontro de Tecnologia da Informação da Previdência Complementar Fechada​
* 24 e 25/08:  VII ENCONT - Encontro Nacional dos Contabilistas das EFPC​
* 31/08 e 01/09: 6º Seminário "O Desafio da Gestão de Investimentos na Previdência Complementar Fechada"
* 05/09: Conferência de Diretores e Conselheiros – Dever Fiduciário e Sustentabilidade da Previdência Complementar Fechada​​
* 13 e 14/11: 3º Seminário "Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento da Confiança"​
* 06/12: 4º Workshop de Comunicação e Marketing da Regional Sudoeste​​


07.12.2017 -
PGA por Entidade é aprovado por unanimidade pelo CNPC
06/12/2017 é a data em que o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou a proposta da resolução que regulamenta os Planos de Gestão Administrativa (PGA) por Entidade - apresentada e defendida pela Abrapp nas últimas reuniões do órgão. A proposta foi aprovada por unanimidade e teve ainda um aperfeiçoamento que permite a utilização do PGA inclusive nos 5 primeiros anos de funcionamento da entidade.

"É um tema fundamental para o fomento do sistema, que dará maior musculatura para que as entidades possam investir na expansão de seus planos de benefícios", disse Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, segundo texto publicado no informativo Acontece. Essa medida pode impulsionar a implementação de planos e adesão de participantes.

Cabe aqui o reconhecimento ao grande trabalho de base concebido pela Comissão Técnica Nacional de Contabilidade Abrapp/Ancep e suas regionais, que mesmo constituídas por diferentes entidades em portes e estruturas, construíram consenso sobre o assunto e produziram estudo técnico que subsidiou o posicionamento da Abrapp junto ao CNPC.​

01.11.2017 -
Participação das Comissões Técnicas no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada
As plenárias do maior evento de previdência complementar fechada do mundo podem ser consideradas como o ponto alto da programação do Congresso, onde os palestrantes, convidados, mediadores e congressistas são conduzidos ao aprofundamento de discussões mais amplas da previdência complementar fechada. Porém, as apresentações dos auditórios técnicos e palestras relâmpago do espaço educacional são momentos marcantes do evento onde temas mais didáticos são abordados e que certamente corroboram com a atração de um público cada vez maior e satisfeito e com o brilho da iniciativa.

O interessante é que as Comissões Técnicas sempre estão envolvidas nesses espaços, e contribuem para a construção desse programa, cada vez mais inovador e desafiador.

Diversas Comissões participaram dos auditórios técnicos neste ano, e especialmente as Comissões de Atuária e Governança estiveram representadas nas plenárias, pela contribuição oferecida à discussão sobre previdência complementar para todos e governança como eixo da credibilidade, respectivamente.

Todas as apresentações podem ser acessadas na página do evento www.cpcf.com.br (que será posteriormente atualizada com as informações do próximo congresso) ou na Home Restrita deste portal.

17.10.2017 - COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL - COMUNICAÇÃO E MARKETING
Entrega do 5° Prêmio Abrapp de Jornalismo

​A entrega do prêmio realizada no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada foi para a mineira Queila Ariadne Batista da Silva, jornalista do Jornal O Tempo Belo Horizonte. A candidata venceu o concurso com a publicação Parente de empregado poderá aderir à previdência fechada, que pode ser conferida em https://goo.gl/u9dhg7​. O prêmio tem o apoio da Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Marketing e a Comissão Julgadora que escolheu o trabalho vencedor foi composta pelos Diretor, Coordenadora e Membro da Comissão, por um profissional da agência Tamer Comunicação e pelo editor da Revista de Economia & Relações Internacionais da Faculdade de Economia da FAAP, Dr. Roberto Macedo.

REDE DE CREDENCIADOS
BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM S.A
MERCER
OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS LTDA
PPS PORTFOLIO PERFORMANCE LTDA.
ABERDEEN ASSET MANAGEMENT
B. International Real Estate
Balera Advogados
BNY MELLON
CAPITAL MARKETS
CM CORP SOLUÇÕES EM  INFORMÁTICA LTDA
FATOR
Gruppo Agentes Autonomos de Investimentos
HANCOCK ASSET MANAGEMENT BRASIL
JUNQUEIRA DE CARVALHO E MURGEL ADVOGADOS
LUZ SOLUÇÕES FINANCEIRAS
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados
MSCI
PFM Consultoria e Sistemas
PINHEIRO NETO ADVOGADOS
PORTO SEGURO INVESTIMENTOS
PREVUE CONSULTORIA
SCHRODER INVESTMENT MANAGEMENT BRASIL LTDA
VINCI PARTNERS
WILLIS TOWERS WATSON
Produtos e Serviços
Acervo Bibliográfico e Jurídico
O patrimônio histórico e cultural da Previdência Complementar em formato físico e digital - com mais de 6 mil títulos, o arcabouço normativo que regulamenta o setor e...
Canais de Relacionamento
Onde os “momentos da verdade” se estabelecem a cada atendimento. Tire suas dúvidas, faça sugestões ou reclamações, solicite produtos e serviços no Abrapp Atende! Conh...
Capacitação e Qualificação
Tendências e novidades, palestrantes experientes e atuantes, com a credibilidade e excelência de quem investe há 40 anos na oferta de soluções de desenvolvimento e qu...
Central de Notícias
Notícias exclusivas e em primeira mão! Conteúdo próprio que vai muito além da transmissão de informações – incluindo obras específicas do setor, com a agilidade e fre...
Indicadores
O comportamento do mercado sobre diversos aspectos e assuntos. A possibilidade de analisar a situação atual da gestão e operação de sua fundação comparativamente ao s...
Instrumentos de Gestão
Campanhas e sistemas de gestão gratuitos, as melhores práticas e compartilhamento colaborativo de experiências sobre os mais variados aspectos da gestão das Entidades...
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