A solução esperada para a criação dos planos família,
sem limitação aos cônjuges e dependentes econômicos.

Vantagens do fundo setorial | Motivos para a sua criação

O Fundo Setorial possibilita a cada entidade associada instituir seu "Plano Família" e não só auferir ganhos de imagem com a extensão dos benefícios ao núcleo familiar - sem limites ao cônjuge e dependente econômico - como através do crescimento do contingente de participantes ganhar escala e, portanto, maior conforto em face da pressão das despesas. A expectativa é que o nosso sistema, hoje com 2.500 participantes ativos e perto de 800 mil assistidos, ganhe em prazo inferior a dois anos ao menos 500 mil novos.

O que é ?


O fundo setorial, assim como o patrocinado e o instituído, é mais uma forma de organização da previdência complementar fechada.

No caso do setorial Abrapp, é uma estrutura de Fundo Instituído Multiplanos, criado pela Associação na condição de instituidora do setor de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Nesse modelo, cada entidade que se vincule ao Fundo Setorial da Abrapp passa a figurar também como co-instituidora do plano, podendo ampliar a oferta de planos de benefícios a outros públicos.

A quem se destina?

A adesão ao Fundo Setorial Abrapp está aberta a toda entidade associada, sem qualquer ônus adicional.

É um veículo para as entidades oferecerem seus planos instituídos para os participantes, assistidos e/ou respectivos familiares, sem limitação aos cônjuges e dependentes econômicos, tendo na Associação, a pessoa jurídica de caráter setorial exigida no normativo para esse fim. Também pode ser instituído, como solução alternativa para massa de participantes, em casos de retirada de patrocínio.

Como funciona ?

Tipo de Plano

O plano setorial deve ser do tipo Contribuição Definida (CD), conforme previsto na Resolução CGPC n° 12/2002. Sobre as características, a entidade escolhe se quer criar um regulamento ou fazer uso de modelos com licenciamento automático. Uma das possibilidades é o PrevSonho (plano CD 4 pré-aprovado pela Previc) que por seus atributos está mais aderente aos anseios dos novos públicos.

Gestão do Plano

Cada entidade pode instituir e gerir seu próprio plano setorial. Caso a EFPC Associada prefira não fazer a gestão, poderá contratar livremente outra EFPC Associada Multipatrocinada para operar o seu plano previdenciário setorial.

Vinculação ao Fundo Setorial Abrapp

Em seu novo Estatuto, a Abrapp criou a categoria de Associado Especial Previdenciário, exclusivamente para participação do plano previdenciário setorial, que permite o vínculo de participantes, assistidos e respectivos familiares da associada ao plano instituído por esta, sem qualquer ônus para Abrapp e associadas, nem tampouco alteração na estrutura de governança da Associação. Veja como aderir.

Como aderir | Kit setorial

As entidades que tiverem interesse em aderir ao Fundo Setorial Abrapp, devem preencher e assinar os seguintes documentos:

Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Setorial;

Pedido de Filiação dos futuros participantes à Abrapp, que para esse fim e de forma limitada a essa finalidade a figura do "Associado Especial Previdenciário da ABRAPP" em seu Estatuto.

Plano família ( setorial ) | Passo a passo – como instituir

1.

Aplique pesquisa junto aos seus participantes e/ou assistidos para avaliar potencial e mapear perfil do público que pode ser alcançado.

2.

Realize estudo de viabilidade. Considere o potencial identificado, defina o grau de parentesco familiar a ser atingido e simule cenários. Atenção: o plano setorial abre uma vasta oportunidade de fomento que pode muito contribuir para a sustentabilidade da entidade, mas não deve ser adotado meramente como solução para desequilíbrios.

3.

Defina o modelo de plano. Não deixe de avaliar a opção mais atual e inovadora (PrevSonho, o plano CD 4 pré-aprovado pela Previc).

4.

Aprove a criação do plano instituído nas instâncias de governança previstas no Estatuto da entidade.

6.

Encaminhe toda a documentação, como prevê legislação vigente, à Previc para aprovação.

7.

Prepare sua campanha de vendas, não esquecendo que seu participante é o melhor promotor dos benefícios da previdência complementar fechada 😉.

8.

Obtida a aprovação da Previc, seu Plano Família (setorial) já está pronto para ser implementado! Mãos à obra!

Veja quem aderiu