Ética

Comitê de Ética da Abrapp

As atribuições do Comitê de Ética da ABRAPP compreendem toda matéria relacionada ao Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar, ao Código de Ética da ABRAPP e a aplicação de códigos objeto de convênios específicos que venham a ser formalizados pela ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, especialmente para: apurar e dirimir, mediante instauração de processo de investigação, conciliação e julgamento, eventuais divergências ou conflitos, relativamente às regras e recomendações contidas no Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar, no Código de Ética da ABRAPP ou nos códigos decorrentes de convênios específicos.

O Comitê de Ética é integrado por 7 (sete) membros, indicados e nomeados pelo Conselho Deliberativo na forma estabelecida no Estatuto.

smt2 people outline icon
Mauro Motta Figueira | Coordenador
Vexty

smt2 people outline icon
Armando Quintão Bello de Oliveira
Prevcom-MG

smt2 people outline icon
Carlos Frederico Rangel de Carvalho Silva
Fapes

smt2 people outline icon
Cícero Rafael Dias
Funpresp-EXE

smt2 people outline icon
Ezequias Cândido de Paula
Elos

smt2 people outline icon
Lucas Ferraz Nobrega
EnergisaPrev

smt2 people outline icon
Sandro Grando
BB Previdência

Diretor Vice-Presidente da Abrapp Responsável pela área de Gestão da Ética:
Alexandre Araújo de Moraes | Compesaprev

Código de Ética do Sistema Abrapp

Este Código de Ética reflete o compromisso da ABRAPP com os princípios de ética, integridade, transparência, responsabilidade social, respeito e combate à corrupção, considera as boas práticas de governança de reconhecimento geral, constituindo, portanto, uma referência básica a ser observada por todos os que integram o SISTEMA ABRAPP ou que com ele se relacionem.

Proposta Aprovada pelo Conselho Deliberativo da ABRAPP em 21 de setembro de 2023.

Acesse o botão abaixo e confira.

Regimento Interno Comitê de Ética

Este Regimento regula o funcionamento do Comitê de Ética da ABRAPP e dispõe sobre os procedimentos afetos às suas atribuições.

Proposta Aprovada pelo Conselho Deliberativo da ABRAPP em 21 de setembro de 2023.

Acesse o botão abaixo e confira.

Código de Conduta

As EFPC que tiverem interesse em formalizar suas adesões ao Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar, devem baixar o termo de adesão disponível no link ao lado e encaminhá-lo devidamente preenchido à Secretaria Geral da Abrapp, através do e-mail: secretariageral@abrapp.org.br.

O termo de adesão será homologado pelo Comitê de Ética da Abrapp e a entidade receberá um Certificado de Adesão.

Entidades que aderiram ao Código de Condutas

 

 

A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

 

 

 

 

 

Canal de Denúncias

Este canal exclusivo foi criado para receber denúncias sobre ocorrências de descumprimento à legislação ou existência de condutas inapropriadas e antiéticas que possam afetar a imagem, o resultado financeiro e o ambiente de trabalho das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC e suas partes relacionadas. 

Publicações

Os integrantes do Comitê de Ética têm como um de seus propósitos fomentar e compartilhar o conhecimento acerca do tema, e proporcionam isso através da elaboração de diversas publicações que abordam pautas atuais e relevantes sobre processos e condutas éticas dentro do Sistema.

Confira abaixo, as publicações de Ética disponíveis em nossa Biblioteca Digital Abrapp.