microphone alt icon

Chegamos ao universo dos podcasts!

Para acompanhar o dinamismo do mercado digital, a Abrapp, com a Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor, alinhada ao Planejamento Estratégico, vem implantando estratégias para promover a cultura previdenciária e provocar reflexões através de debates focados no futuro e seus acontecimentos ao longo do tempo, fortalecendo novos valores nas EFPC por meio de ferramenta atual, atraente, social e oportuna.

Apresentamos o Podcast ‘Futuro em Foco’, disponível na plataforma Spotify, este produto foi idealizado com a intenção de oferecer informação e atualização, porém, de uma forma muito mais dinâmica e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Clique abaixo e confira os episódios. Estão imperdíveis!

Episódios mensais
Pautas atuais e relevantes
Conversas dinâmicas e focadas
Convidados especialistas do Sistema

#10 Lei 14.803/2024

Vamos falar sobre a Lei 14.803/2024?

A nova lei possibilitou mudanças significativas para os participantes assistidos dos planos de previdência complementar. Agora, eles têm a possibilidade de escolher o regime tributário no momento da obtenção do benefício ou no primeiro resgate da reserva previdenciária.

Para falar desse tema, contamos com a participação de Edmilson Enedino Chagas (Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud),  e Edevaldo Fernandes da Silva (gerente de Benefícios da Funcef), em um super bate-papo conduzido por Kael Rafael Alves (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp).

#9 Futuro da Previdência Oficial

Vamos falar sobre o Futuro da Previdência Oficial?

Compreenda os impactos das últimas mudanças na Previdência Oficial e ouça análises de como elas podem influenciar o Sistema Previdenciário do Brasil no futuro. Abordamos temas sobre longevidade, estratégias de arrecadação e modelos previdenciários de outros países.

Para falar desse tema, contamos com a participação de Hilário Bocchi (Advogado especialista em direito previdenciário no escritório Bocchi Advogados Associados, Mestre em Direito Público, professor e autor de vários livros do segmento previdenciário, Presidente da Secretaria Cultural da 12.ª Subseção da OAB São Paulo e idealizador de um dos maiores canais do YouTube sobre aposentadoria), em um super bate-papo conduzido por Renata Marques (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp).

#8 Resolução CGPC nº 13 – Governança e Controles Internos

Vamos falar sobre a Resolução CGPC nº 13 de 01/10/2004?

Esta resolução tem papel fundamental ao estabelecer princípios, regras e práticas de governança, gestão e controles internos a serem seguidos pelas EFPC.

Quais são os desafios e oportunidades futuras alinhadas ao DNA da governança do segmento? Como tem sido a busca de criação de valor para os nossos participantes?

Para falar desse tema, contamos com a participação de Amarildo Vieira (Diretor-Presidente da Funpresp-Jud) e Ilton Luís Schwaab (Diretor-Presidente da Pouprev), em um super bate-papo conduzido por Márcio Manzi (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp).

#7 Planos Instituídos

Neste episódio imperdível falaremos sobre Planos Instituídos!

Para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar acompanhem o movimento de mudanças e novos paradigmas pelo qual o cenário atual é marcado, é preciso estratégia e posicionamento, e os Planos Instituídos trazem a clara proposta de ampliar os horizontes da Previdência Complementar.

No 7° episódio da série, você se aprofundará nas principais pautas do assunto, além de entender como outras fundações estão se posicionando e aproveitando as oportunidades apresentadas por essa modalidade diferenciada de plano de benefício.

Para falar desse tema, contamos com a participação de Julia Aparecida Ferreira (Gerente de Inovação, Design Estratégico e Aceleração da Quanta Previdência), em um super bate-papo conduzido por Geisiane (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp).

#6 Resolução CNPC Nº 50 e Resolução Previc Nº 17

Neste primeiro episódio de 2023 vamos falar sobre a Resolução CNPC nº 50, que pode ser considerada um marco na modernização de normas e consequente flexibilização dos Institutos do Patrocínio, BPD, portabilidade e resgate. Essas novas regas foram regulamentadas pela Resolução Previc nº 17, que concedeu prazo maior para adaptação nos regulamentos dos Planos de Benefícios das entidades, especialmente dos itens obrigatórios. Esse era, inclusive, o posicionamento da Abrapp no sentido da disponibilização de prazo maior considerando especificidades de cada entidade para atendimento da resolução.

#5 Investimentos ASG

Investimentos ASG que ocupa lugar de destaque na lista de prioridade dos investidores. Embora seja um tema ligado ao mercado financeiro, não dá para redigilo apenas a esse setor, é muito mais amplo. E como as entidades de previdência tem acompanhado esse tema?

Para responder essa e outras perguntas, ouça agora mesmo o #5 episódio, apresentado por Renata Marques (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp) e com a participação de Raquel Castelpoggi (Coordenadora do Comitê Técnico de Sustentabilidade da Abrapp e da área de responsabilidade socioambiental da Fundação Real Grandeza), Luis Omena (Gerente de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade na PREVI) e Cláudia Trindade (Diretora-Presidente das Fundações Sanepar).

#4 Adesão Automática na Previdência Complementar Fechada

A Abrapp defende a Adesão Automática ao plano de Previdência Complementar, assim, a proposta é que pós a contratação todo empregado seja inscrito automaticamente nos planos de benefícios administrados pela EFPC, sendo que a permanência não será obrigatória.
Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça agora mesmo o #4° Episódio, apresentado por Paolla Dantas e Luciana Ribeiro (membros da Comissão de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp) e com as participações de Amarildo Vieira de Oliveira (Diretor-Presidente da Funpresp-Jud) e Edjair de Siqueira Alves (Diretor-Presidente do Sebraeprev).

#3 Cultura Comercial na Previdência Complementar Fechada

O mundo segue mudando, de forma acelerada, e para acompanhar essa velocidade precisamos nos adaptar a essa realidade. Olhando por esse prisma nós nos perguntamos: Como será que o segmento previdenciário está se adaptando nesse momento em que a cultura comercial se faz mais necessária para a sustentabilidade de longo prazo dos planos de benefícios e das entidades gestoras desses planos?
Ouça agora mesmo o #3° Episódio, apresentado por Deborah Souza com as participações de Silas Devai Jr. (Diretor Presidente da Viva Previdência) e Cristiano Verardo (Diretor de Seguridade, Comunicação e Relacionamento da Vexty).

#2 Transformação Digital na Previdência Complementar Fechada

Apresentado por Deborah Souza (membro da Comissão de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp) e com as participações de André Spínola (Assessor da Presidência do CD do Sebrae Nacional e Conselheiro Titular do CD do Instituto Sebraeprev) e Glauco Milhomem Balthar (Diretor de Tecnologia e Operações na Quanta Previdência), o segundo episódio inédito discorre sobre os efeitos da Transformação Digital dentro das EFPC e o comportamento dos clientes em relação ao relacionamento e a comunicação com as entidades, especialmente neste momento pós-pandemia. Você vai compreender melhor como ela pode ser favorável para expandir as estratégias em várias frentes das entidades!

#1 Economia Comportamental na Prática

Neste primeiro bate-papo, Deborah Souza (membro da Comissão de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp) fala amplamente com Thiago Godoy (Head de educação financeira da XP e colunista da Infomoney e revista Futuro Simples) e Gilson Costa de Santana (Diretor-Presidente da FUNCEF) sobre o interessante estudo da economia comportamental que está emergindo dentro e fora das EFPC e em como esse assunto tem tudo a ver na forma em que as pessoas se relacionam com seus gastos e investimentos.

Curtiu nosso podcast? Os conteúdos são gratuitos e podem ser acompanhados pelo site Abrapp e Spotify.